Bons exemplos
Uma força a mais para a comunidade pelotense
Lions Clube Pelotas Laranjal retoma eventos no município com o propósito único de fazer o bem
Carlos Queiroz -
Importante meio de associativismo e de ajuda às instituições do município, o Lions Clube Pelotas Laranjal atua há quase 50 anos na cidade. Após dois anos de pandemia, a instituição volta a realizar os seus tradicionais eventos com o objetivo de arrecadar fundos para ações e pede o apoio da comunidade pelotense para seguir auxiliando quem necessita.
O Lions Clube de Pelotas Laranjal foi criado em 31 de janeiro 1945. De acordo com o presidente Victor Siqueira, 34, o grupo é uma reunião de pessoas que tem um único propósito: fazer o bem. "O Lions é composto por mulheres e homens que querem ajudar os mais necessitados. São 30 associados, sempre trabalhando em prol dos que mais precisam de ajuda. Nós desempenhamos diversas campanhas voltadas para a sociedade", aponta o gestor.
Nesses quase 50 anos de história, o grupo sempre se organizou para realizar atividades e eventos para, assim, bancar as suas ações. Com a pandemia da Covid-19, foi necessário parar de realizar os seus tradicionais chás. Com isso, as verbas do fundo do clube estagnaram. Mas nem mesmo a crise sanitária conseguiu parar por completo as ações do grupo, como conta Siqueira. Neste período, mesmo não realizando eventos, os integrantes do Lions reuniram valores que já tinham no seu fundo e realizaram uma de suas maiores doações. "Nós fizemos uma parceria com a prefeitura de Pelotas, na qual doamos cinco toneladas de alimentos, distribuídos a famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais",
Além de mantimentos, o Lions Clube Laranjal também oferece outros tipos de doações, como de leitos, cadeiras de rodas e outros itens para instituições e para a comunidade em geral. "Também auxiliamos quem nos procura. Nós temos uma grande quantidade de cadeiras de rodas que foram para instituições ou estão com pessoas. Quem nos procura, nós vamos até a casa da pessoa, vemos se ela realmente necessita e vamos atrás do que ela precisa. Um exemplo disso é o de um senhor que nos pediu uma cadeira de banho e nós juntamos o nosso esforço para comprá-la", diz o presidente.
Para seguir realizando suas ações, o Lions Clube Pelotas Laranjal retornará com o seus eventos presenciais, com o Chá Beneficente de Santo Antônio, que acontecerá em junho. "São fundamentais [as ações]. Infelizmente a miséria ainda é muito grande. Nós vemos diversas situações que nos entristecem, por isso é importante que busquemos amenizar", completa Siqueira.
Além do chá, o clube está organizando um bazar para o mês de agosto e pede que a comunidade doe móveis, eletrodomésticos e outros utensílios para casa.
Parceria firmada com instituições
De acordo com Victor Siqueira, é difícil mensurar quantas instituições já foram auxiliadas. Somente nos últimos anos, ele lista, o Lions conseguiu prestar ajuda a locais como o Albergue Noturno, Quilombo, Santa Casa de Pelotas, Asilo de Mendigos e Fundação de Apoio Universitário (FAU). Quem também recebeu apoio foi o Instituto São Benedito. A instituição foi criada em 1901 com o intuito de abrigar meninas órfãs. Mais de 120 anos depois, o local segue atuando em prol de meninas que vivem em situação de vulnerabilidade, vinda de famílias de baixa renda.
Carlos Neutzling, 76, é presidente do São Benedito. Ele conta que a colaboração do Lions começou há cinco anos. "Eles nos procuraram para fazer uma doação e assim começamos essa parceria em datas especiais, como na Páscoa, com a entrega de chocolates, no Dia das Crianças, com a entrega de brinquedos, e no Natal", pontua.
O Instituto recebe diariamente cerca de cem meninas, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No prédio, localizado na rua Félix da Cunha, elas têm acesso a aulas de reforço, aulas de balé, de teatro, de artesanato e também recebem três refeições. Para Neutzling, a ajuda do Lions tem grande importância para dar sequência ao trabalho feito. "Toda ajuda é bem vinda. Estamos com bastante dificuldade, então essa parceria com o Lions é fundamental", finaliza.
Apoio direto à comunidade
Mas não são apenas instituições que contam com a colaboração do clube. Moradores da Estrada do Engenho também recebem auxílio. Uma vez por mês integrantes do Lions levam um rancho para os habitantes da localidade previamente cadastrados. Thais Pereira, 24, está na lista. A jovem mora no local há quatro anos, junto com os três filhos, Jasmine, Micaeli e Micael. Ela relata que foi morar por lá por ser o único lugar com valores acessíveis, condizentes com o que ela conseguiria pagar na época, e admite que a realidade é difícil. "Eu tive que aprender a viver aqui. Aqui na volta as pessoas descartam muito lixo, as meninas até pegam uma alergia pela terra que temos aqui. As condições que nós vivemos são precárias", desabafa.
A jovem realizava faxinas, mas acabou ficando desempregada. Com isso, já se passaram dois anos e, agora, Thais depende do auxílio emergencial e de doações. E é nessa hora que o clube ratifica sua importante atuação na vida de pessoas como a jovem. "Eles nos acolheram muito, com festas de final de ano, distribuição de cobertores e roupas. Os ranchos são uma grande ajuda, é uma coisinha ali que não vai precisar ser retirada daqueles R$ 400,00. Porque se tu botar só esse valor pra viver, a gente não come. Eles tiram do seu tempo pra vir nos trazer a ajuda. Tem muitas senhoras que poderiam estar em casa, mas estão preocupadas em garantir um alimento para nós", finaliza.
Informações sobre os eventos
Chá de Santo Antônio
Quando: 13 de junho, segunda-feira
Onde: Clube Caixeiral (Praça Coronel de Pelotas, 102)
Horário: 15h30min
Valor: R$20,00
Quem quiser doar para o Bazar do Clube Lions Pelotas Laranjal pode ir até a sede da organização, que fica também no Clube Caixeiral. Doações para o Instituto São Benedito podem ser feitas diretamente na sede, na rua Félix da Cunha, 909.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário